pratos brasileiros mais famosos

A gastronomia brasileira é uma da mais diversificadas do planeta. Nossas influências passam por culturas europeias, indígenas e africanas resultando em pratos com sabores e aromas totalmente originais e saborosos. É isso que faz dela uma das mais apreciadas nos últimos tempos.

Desenvolvemos e criamos pratos que são sucesso até no exterior, mas deixaremos esse assunto para outro post. Hoje você conhecerá os pratos brasileiros mais famosos em nosso país e que não podem passar despercebidos. Devem, pelo menos serem degustados uma vez na vida.

O objetivo desse material será apresentar pratos completos brasileiros, por essa razão não vamos mencionar salgados ou doces, como coxinha, brigadeiro, beijinho, entre outros. Está pronto para continuar a leitura? Vamos lá.


Churrasco
churrasco brasileiro

Ritual gastronômico de celebração por excelência, o churrasco é das principais escolhas dos brasileiros quando a refeição permite tempo e relaxamento. É certo que não é uma receita totalmente brasileira: os norte-americanos – em especial os texanos – fazem muito barbecue, e os africanos e australianos também.

Sabemos que desde tempos imemoriais, a partir do domínio do fogo, os homens assam a carne para deixá-la mais macia. Embora não haja referências sobre como o churrasco surgiu por aqui, o que se tem certeza é que foram os criadores de gado que revolucionaram essa arte. 

A primeira área de criação de gado na América do Sul, foi em território que compreendia o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina. Foi lá que os criadores criaram o churrasco, pois era a refeição mais fácil de se preparar após longas viagens empurrando rebanhos, utilizando apenas alguns utensílios como estaca de madeira, faca, fogo e sal grosso. 

Hoje esse prato virou um fenômeno nacional, com diversas formas de preparo. É reconhecido por muitos estrangeiros como um prato suculento, de carne saborosa, relativamente barato (para os visitantes vindos do primeiro-mundo) e sempre vinculado à ideia de festa, de alegria, comunhão.


Virado à paulista
virado à paulista

Um dos pratos mais tradicionais do estado de São Paulo, surgiu de uma velha tradição local: antigamente, quando ocorriam longos deslocamentos, os viajantes acomodavam o feijão e a farinha lado a lado. Com o galope dos cavalos, os ingredientes se misturavam. Aí está a pitoresca origem de um dos principais pratos do Brasil.


Moqueca capixaba
moqueca capixaba

Esse prato tem origem indígena e, como do nome diz, foi desenvolvido no Espírito Santo. Os ingredientes necessários para criar esse prato nada mais são do que peixe, coentro, tomate e cebola. 

O nome “moqueca” vem da expressão indígena “moquém”, que significa grelhas feitas de vara, utilizadas antigamente para assar peixes. Hoje, porém, esse alimento não é mais assado e sim refogado.


Acarajé
Acarajé

É raro, você pode até não ter experimentado esse famoso prato baiano, mas certamente já ouviu falar dele. O acarajé é conhecido mundialmente e amado por quase todas as pessoas que experimentam essa deliciosa iguaria.

Muitos ingredientes utilizados no preparo desse prato foram apresentados pelos africanos, como o azeite de dendê. Segundo uma lenda urbana, Iansã e Xangô (divindades da Umbanda) soltaram labaredas de fogo após comer o bolinho de feijão-fradinho. 

E foi por causa desse incidente que se criou o nome Acarajé, de “akará” (bola de fogo) e “jé” (comer). 


Frango com quiabo
frango com quiabo

Não há meio termo: aqui está um prato que proporciona muitos emoções nas pessoas. Ou você ama ou odeia o frango com quiabo.

O quiabo veio para o nosso país por meio dos escravos africanos e foi incorporado em diversos pratos brasileiros, principalmente na culinária mineira. Não por acaso, ela é dela o frango com quiabo. 


Arroz carreteiro
arroz carreteiro

A culinária gaúcha foi forjada na dureza da vida no campo e na cultura dos imigrantes pobres que colonizaram o estado. Mas essas condições não legaram apenas pratos simples, do tipo gastronomia de sobrevivência.

Os gaúchos têm um uma das mais ricas cozinhas do território nacional. A diversidade da colonização, que abriu portas para povos da Europa toda – portugueses, italianos, alemães, poloneses, judeus, nórdicos e outros – fez perpetuar e brotar receitas originais, complexas, saborosas. Uma delas é o arroz carreteiro (ou “de carreteiro”), um dos pratos mais tradicionais do Brasil.

Devido às grandes viagens no século 18, os comerciantes levavam charque e arroz, alimentos que não estragavam com facilidade. Por serem dos poucos ingredientes nas comitivas, dessalgavam o charque em rios e cozinhavam junto com o arroz, criando o arroz carreteiro. É um prato consistente e forte, capaz de garantir energia por muito tempo.


Feijoada
feijoada

A comida brasileira mais famosa no mundo e que, mais uma vez, teve origem entre os escravos africanos. Sua alimentação era à base de farinha de mandioca e milho e partes do porco que não eram consideradas nobres para as pessoas de classe alta (os senhores de terra e de engenho) comer. 

O prato foi sendo adaptado, tempo após tempo, até chegar na famosa feijoada brasileira que conhecemos e apreciamos atualmente.


Escondidinho
escondidinho de carne

O escondidinho nasceu no Nordeste do país e hoje é apreciado por todos os cantos do Brasil. Originalmente, esse prato foi criado a partir de carne-seca desfiada e mandioca. 

Hoje a receita possui diversas versões, de salgado a doce. Claro, os mais comuns são os escondidinhos de frango, de carne, de bacalhau e até o de legumes. Sempre feitos com batata ou mandioca.


Esses pratos, além de saborosos, são considerados os mais famosos de nosso extenso país. E você? Conhece outros pratos populares e que todo brasileiro ou estrangeiro deveria experimentar? Comente abaixo.