pratos mais famosos 

Viajar, pouca gente duvida, é uma das maiores satisfações da vida. Mas a indústria do turismo, como a conhecemos hoje, é razoavelmente recente. Passou a existir com todas suas características há pouco mais de um século. E quais são essas características? Disponibilidade de hospedagem, mapas, dicionários e, entre outros tantos elementos, a culinária. A ideia de conhecer novos lugares, relaxar e se aventurar passou a fazer parte do consumo moderno, desde que a rotina passou a fazer parte importante da sociedade pós-industrial. Mas para que você possa verdadeiramente se entregar a essa experiência de deixar a zona de conforto e resetar a mente, poucas coisas são mais eficientes do que degustar os pratos típicos dos locais que visitará.

Pensando nessa oportunidade, desenvolvemos um material com os pratos mais famosos do mundo


Como sabemos que você é uma pessoa contemporânea e curte o lado gastronômico do turismo, reunimos estas dicas para você ter os pratos mais famosos do mundo na ponta da língua e no seu roteiro de viagem!


Pot-au-feu, França
Pot-au-feu

Vamos falar sério: o idioma francês é um dos mais bonitos do mundo e consegue fazer algo simples parecer bem sofisticado aos nossos ouvidos. Exemplo? O pot-au-feu

A tradução literal desse prato é panela no fogo ou também conhecido como carne de panela.

Essa receita tem um sabor diferenciado, principalmente para os turistas. É preparada com ingredientes típicos da França e de um jeito todo especial.

O pot-au-feu é um ensopado de carne acompanhado de vegetais de raiz e algumas especiarias. Uma curiosidade é que os chefs de cozinha peneiram o caldo para servir separadamente da carne e evidenciar o sabor do alimento.



Ackee e peixe salgado, Jamaica
ackee

Agora, se você pensa em visitar o Caribe, que tal dar uma paradinha em uma das ilhas mais famosas, a Jamaica?

Lá, além de uma rica cultura, você poderá experimentar a fruta típica do país, o ackee. Essa fruta possui um gosto amanteigado de noz, que ao ser cozida, ficará com o aspecto parecido ao ovo mexido. Os cozinheiros nativos refogam o ackee junto com bacalhau curtido no sol, tomate e cebola. Que delícia, não é mesmo?!

Alguns restaurantes também adicionam bolos de mandioca com banana frita para acompanhar o prato e torná-lo mais exótico. 


Bulgogi, Coreia do Sul/Norte
Bulgogi

O bulgogi é um prato típico tanto na Coreia do Sul quanto na do Norte. O nome pode soar exótico, mas o prato é parece familiar: é composto por finas fatias de corte nobre de carne bovina. O seu tempero é uma mistura de molho de soja, óleo de gergelim, alho, cebola, gengibre, açúcar e, para dar aquele toque especial, vinho

Essa carne é grelhada e, geralmente, servida enrolada em folhas de alface ou espinafre. O acompanhamento ideal para o prato é o kimchi, um fermentado de picles. 


Goulash, Hungria
Goulash

Receita tradicional húngara, tem uma história bem interessante. Por volta de 1800, os habitantes buscavam uma nova identidade nacional e, assim, se diferenciar do Império Austro-Húngaro. Foi então que o prato goulash surgiu e se tornou um dos mais típicos do país.

A receita é um guisado com recheio de carne, legumes, cebola vermelha e outras especiarias. Porém, o que faz a fama do alimento é a utilização da canela cozida lentamente com a carne e um pouco de páprica.


Pudim de Yorkshire, Inglaterra
Pudim de Yorkshire

O país da rainha mais famosa do mundo não é tradicional somente devido ao seu chá. Um dos pratos mais tradicionais e requisitados da Inglaterra é o Pudim de Yorkshire. Ainda que conheçamos esse prato no Brasil como um doce, lá ele é salgado.

Ao solicitar o prato nos estabelecimentos, você receberá um delicioso pudim preparado a partir de uma mistura de leite, ovos e farinha de trigo, acompanhado de carne, batata assada e alguns legumes. 


Irish Stew, Irlanda
Irish Stew

Os irlandeses, além de um povo muito acolhedor e animado, são excelentes na culinária

O prato típico desse país é o guisado irlandês, Irish Stew. Esse prato é um caldo grosso de carne de carneiro cozido lentamente junto de ingredientes como a cebola, batata, cenoura e salsa. É comum que os chefs de cozinha ou cozinheiros iniciem primeiro o cozimento da carne e somente depois acrescente os demais ingredientes da receita.


Paella, Espanha
Paella

Além de ser um país encantador, a Espanha também proporciona aos turistas uma experiência maravilhosa com a culinária local

O prato mais famoso do país é a Paella. Sua receita é composta por arroz, azeite e açafrão acompanhados de frutos-do-mar como, por exemplo, camarão, lula, mexilhão e polvo. 

Em alguns lugares, porém, é comum o preparo do alimento levar pedaços de frango, carne de porco e muita pimenta.


Tom Yum, Tailândia
Tom Yum

A culinária asiática vem ganhando o mundo como uma das mais bacanas entre os restaurantes de cozinha contemporânea. Se você pensa em visitar a Tailândia, um prato que deverá provar é o Tom Yum. A bem da verdade, o Tom Yum é basicamente uma sopa de peixe.

Se você gosta de pratos ácidos e picantes, essa é a receita ideal. O caldo é preparado com um peixe conhecido como “cabeça-de-cobra” (não se assuste com o nome, esse peixe é bastante utilizado na culinária asiática). Na mistura vão: pasta de tamarindo, folhas de lima, pimenta-malagueta e citronela. Toda essa combinação gera um prato delicioso e bem tradicional no país.


Nasi Lemak, Malásia
Nasi Lemak

O Nasi Lemak é um prato feito com arroz branco cozido em leite de coco e acompanhado por um molho especial de pimenta, anchovas, camarões ou carne bovina, amendoim e ovos cozidos.

Apesar de haver uma grande quantidade de ingredientes, esse prato pode ser consumido em qualquer horário, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. 


Agora que já conhece alguns dos pratos mais famosos do mundo, pesquise e planeje sua próxima viagem para experimentá-los. O importante é não ter preconceito e estar aberto a novas experiências culinárias