Gestão de tempo: Aprenda a importância em seu restaurante
Um dos maiores desafios em qualquer estabelecimento é o gerenciamento de tempo nas atividades diárias. Não que organizar tempo seja apenas uma habilidade organizacional, ou de controle: coordenar a precisão das tarefas e tentar diminuir o tempo gasto com elas tem a ver com aumento de produtividade e eficiência dos colaboradores.
A otimização de tempo em um restaurante agiliza processos desde o atendimento e controle do estoque até a produção dos pratos da casa – e isso pode e deve ser feito sem a perda de qualidade do serviço oferecido.
Difícil? Nada. Aqui está um material com dicas e estratégias que podem ser aplicadas no seu restaurante para otimização de tempo nos processos e atividades diárias do estabelecimento. Confira:
Invista em organização

O primeiro ponto que deve ser considerado para aumentar a produtividade em um restaurante é a organização do local.
Não basta apenas atender e servir bem os clientes. Para otimizar o tempo no estabelecimento é necessário estabelecer processos e regras de acondicionamento em sua cozinha.
Busque manter utensílios e alimentos organizados evitando que fiquem espalhados pelo local de trabalho. Ajuda na memorização.
E memorização e automatização das atividades são um antídoto contra a perda de tempo e o erro. Isso contribui efetivamente para preparações de pratos mais rápidas e precisas.
Outra dica fundamental para melhorar a experiência do consumidor com o restaurante é desenvolver um cardápio objetivo e organizado, que facilita a tomada de decisão e evita demoras nos pedidos. É papel do chef de cozinha contribuir e indicar como deverá ser diagramado o menu do restaurante.
Desenvolva treinamentos e pesquisas
Quer aumentar a eficiência e produtividade dos profissionais da cozinha ou de qualquer área do restaurante? Capacite-os.
É por meio do treinamento que o profissional conseguirá desenvolver habilidades para otimizar seu tempo nas atividades do dia a dia. Além de reduzir drasticamente os erros durante o período de trabalho.
Trabalhe também com pesquisas no restaurante. Na pesquisa de satisfação com o cliente será possível enxergar o atendimento e a qualidade dos produtos oferecidos pelo restaurante na visão do consumidor, o que contribui para melhorias no estabelecimento.
Não se esqueça dos seus colaboradores. Aplique pesquisas de clima no restaurante. Nesse caso, o objetivo será analisar e avaliar potenciais gaps de melhoria nos processos internos do estabelecimento.
Saiba delegar tarefas

Não queira abraçar o mundo. Estar sobrecarregado influi negativamente na qualidade do seu trabalho, por isso, saiba delegar tarefas para todos os colaboradores do restaurante, principalmente os que atuam na cozinha.
A comunicação com a equipe deve ser eficaz e transparente para que o colaborador tenha ciência do seu papel e da atividade que deverá ser executada. A divisão de tarefas contribuirá para que nenhum profissional fique sem demanda ou com muitas atividades a serem executadas, aumentando a produtividade e qualidade do seu serviço.
Estabeleça metas de desempenho

Junto a delegação de tarefas, é preciso definir metas aos colaboradores do restaurante. É importante que esses objetivos sejam estabelecidos para que os profissionais aproveitem melhor o tempo, ou seja, otimizem as atividades para produzirem melhor.
As metas precisam ser mensuráveis e, se possível, ambiciosas para estimular a equipe a cumprir com eficiência, independentemente da área de atuação dentro do restaurante.
Evite redes sociais e distrações no trabalho

Se você trabalha em um restaurante, especificamente em uma cozinha industrial, evite ao máximo utilizar as redes sociais durante o período no batente. Além de reduzir o desempenho na atividade que deve ser executada, o profissional, ao utilizar o smartphone, poderá contaminar os alimentos que estão sendo preparados.
É saudável proporcionar aos colaboradores um tempo para que possam usar essas ferramentas e dar uma pausa no trabalho. Isso contribui para que na hora do trabalho, não fique desviando sua atenção com as redes sociais ou aplicativos de comunicação, como WhatsApp e Telegram.
Dê um choque de tecnologia na gestão do seu restaurante

Se existe algo que contribui efetivamente para otimização de tempo nos restaurantes, com certeza, são os softwares de gestão.
É por meio da tecnologia que será possível estabelecer novos processos de forma automatizada e com menos pessoas envolvidas, possibilitando maior agilidade nas atividades do restaurante. Seja para controle de estoque, finanças, fornecedores, etc.
Um exemplo prático e que agiliza o processo no atendimento e na hora do pagamento correto da conta são as comandas eletrônicas junto ao software de gestão. Essa prática garante um retorno imediato no tempo de execução das tarefas, na produtividade e na qualidade do serviço.
Coloque em prática essas dicas e estratégias, e observe como o desempenho o seu desempenho e de todos os colaboradores do estabelecimento tende a crescer cada vez mais e contribuir no desenvolvimento do restaurante.