layout de restaurante

Um restaurante de sucesso envolve diferenciais como uma deliciosa gastronomia e um atendimento diferenciado, fatores essenciais para despertar experiências positivas no consumidor e torna-lo fiel. Contudo, um estabelecimento, mesmo os de pequeno porte, precisa ser completo em todos os aspectos e isso inclui o layout e estética do local.

E você sabe como montar o layout do seu restaurante?

Decorar um estabelecimento não se resume a comprar móveis bonitos. São necessários muita pesquisa, planejamento e, claro, um profissional especialista para auxiliar durante essa etapa.

Continue a leitura para descobrir como montar um layout para um restaurante pequeno.


O que é layout de restaurante?

Antes de explicar e dar dicas de como montar a estética do seu estabelecimento, é preciso entender na prática o que é de fato um layout de restaurante.

O layout é definido na planta baixa do estabelecimento e, para evitar erros durante a execução do projeto, precisa considerar pontos cruciais como, por exemplo, o fluxo de pessoas e as operações que irão ocorrer no local de trabalho.

Alguns questionamentos devem ser levantados para criar o layout:

  • Qual o local de entrada dos clientes?
  • Que local a toalete estará posicionada? Qual o caminho do consumidor até chegar lá?
  • Onde ficará a cozinha? O acesso a ela, para os garçons retirarem os pedidos e levar aos clientes, será curto ou longo?
  • E caso o seu estabelecimento seja self-service como será o fluxo das pessoas para montar o prato?

Por essas e outras que são importantes os profissionais especialistas para construir um projeto que busque minimizar erros. Um decorador ou arquiteto deverá trabalhar em parceria com o chef de cozinha e gestor para construir um local confortável e eficaz.

Lembre-se de que aspectos, como esses levantados, são importantes na experiência do cliente com o seu restaurante.


Leve em consideração todos os setores do restaurante
espaço kids no restaurante

O primeiro passo para montar o layout do seu restaurante é dar importância para todas os setores e ambientes do estabelecimento. Tudo é importante para gerar experiências positivas no consumidor.

Caso seu negócio possua um ambiente destinado para crianças brincarem, analise qual será o fluxo que os pais deverão fazer para ficarem de olho nos filhos. Uma dica é construir um local que permita a visualização pelos responsáveis sem que eles precisem sair de onde estiverem sentados.


Tome cuidado com as áreas “problemáticas”

Existem determinados locais dentro de um restaurante que os consumidores evitam: mesas perto da cozinha e do toalete

Essas áreas são consideradas ruins devido ao alto fluxo de pessoas percorrendo o local ou pelo fato de eventualmente exalarem cheiros desagradáveis. Normalmente, o que se faz é reservar essas áreas para os garçons. Caso não seja viável, busque colocar alguns móveis para isolar o lugar.


Faça o layout de acordo com o seu conceito de negócio

Ganha pontos o restaurante que busca proporcionar uma experiência agradável aos consumidores transmitindo o conceito de valor e negócio da marca.

Por essa razão é fundamental definir qual será o conceito e objetivo do seu negócio: eles serão comunicados aos clientes por meio da decoração, do cardápio e da arquitetura.


Atente-se à temperatura do restaurante
temperatura do restaurante

Geralmente as pessoas não gostam de frequentar lugares em que a temperatura está desagradável, sejam locais quentes ou frios. 

Claro que para manter o ambiente agradável será necessário investir um pouco para ter os equipamentos corretos. Por exemplo, locais mal ventilados serão evitados em ondas de calor. Aposte no ar condicionado para regular a temperatura ideal para o dia e proporcionar um ambiente agradável aos clientes.


Deixe espaços entre as mesas

Ao visitar alguns sites na internet, perceba que muitas vezes haverá alguns espaços em branco para dar um maior respiro a página e destacar determinadas informações aos leitores.

Isso também deve ser aplicado no layout de restaurantes. Por isso é de extrema importância proporcionar um espaço entre as mesas, de maneira que duas pessoas possam estar sentadas de costas uma para outra e não se encostarem ao se levantar. Sem contar, é claro, que esses espaços facilitam o trabalho e o fluxo dos garçons.


Essas são apenas algumas dicas de como montar um layout de restaurante eficiente. Elas vão ajudar a proporcionar uma experiência agradável tanto para os consumidores quanto para os colaboradores da marca.