tendências para bares e restaurantes

Empreender um restaurante implica estar constantemente em alerta às novidades do segmento. O mercado de serviços em gastronomia ganhou nos últimos tempos um afluxo de gente que antes procurava outros ramos para empreender -- os jovens em especial – e, com o aumento do segmento (e da concorrência), a busca por um alinhamento com o consumidor contemporâneo se tornou questão de vital importância. Pesquisas são fundamentais: a cada novas tendência que surja e que esteja agradando ao consumidor, você deve refletir sobre incorporar ou não um ponto de contato entre seu negócio e esse novo comportamento.

É claro que muitas vezes as tendências para bares e restaurantes não se aplicam ao seu negócio. Contudo, não acompanhar o mercado poderá reduzir o fluxo de pessoas no seu restaurante e, consequentemente, diminuir os lucros do estabelecimento.


Para que você empreendedor não seja surpreendido, separamos as maiores tendências para bares e restaurantes em um futuro próximo. Avalie cada opção e veja a possibilidade de aplicar em seu negócio (se for viável) o quanto antes.

 

Leia esse conteúdo e conheça as maiores tendências para o seu estabelecimento.


1. Estilo de vida saudável
estilo de vida saudável

O estilo de vida saudável caiu no gosto do brasileiros. Muitos praticantes de atividades físicas – e aqui não estamos falando só de ratos de academia ou bodybuilders – buscam restaurantes que ofereçam um cardápio diferenciado e que atenda suas dietas regradas e, às vezes, rigorosas.

Isso também se aplica à veganos e vegetarianos, que por uma questão de escolha, evitam determinados alimentos. Grande parte dos restaurantes ainda não possui em seu menu pratos que atendam a esse público.

Busque implementar alimentos e pratos para atender todos os públicos e gostos. Um restaurante que pensa no seu consumidor será bem avaliado e indicado a outras pessoas.


2. Invista em bebidas artesanais no seu cardápio
bebidas artesanais

Todos sabem, a cerveja é um esporte nacional. A grande novidade é a produção de cervejas artesanais, o chamado mercado de craft beer. São produtos de sabor mais complexo, que atende a uma demanda cada vez mais informada e refinada. É a era das novas experiências.


O mercado de bebidas está entre as maiores tendências dos consumidores que buscam degustar novos sabores e aromas. Invista nesse segmento e adicione cervejas artesanais o quanto antes em seu restaurante.


Para te ajudar na escolha das bebidas, nós, da SIA, já escrevemos um conteúdo dedicado a cervejas artesanais e como harmonizar com alimentos. Estude, pesquise e avalie qual estilo combina com os pratos do seu cardápio e com o público que frequenta o estabelecimento.


3. Experiência do cliente em foco
experiência do cliente

Cuidar da experiência do cliente em um restaurante é fundamental para fidelizar e atrair novos consumidores. Não é raro ver pessoas insatisfeitas com o serviço oferecido por um estabelecimento de alimentação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), jovens entre 16 e 34 anos estão dispostos a pagar mais em um restaurante que ofereça uma boa experiência. Os dados da pesquisa demonstram que 37% não pretendem economizar, afinal de contas, o que conta no final é a qualidade do atendimento, comida impecável e uma experiência que poderá, e muito provavelmente será, propagada aos amigos e familiares.

Por esta razão que é essencial encantar os clientes seja no seu restaurante ou até via redes sociais, para que se identifiquem com sua marca e promovam seu negócio.

Claro, é importante é ter um atendimento diferenciado e ágil.
 

Invista em ferramentas tecnológicas para facilitar o processo de atendimento, tornando-o mais rápido e eficaz. Lembre-se que a experiência do cliente ocorre desde o momento da chegada ao estabelecimento até o pagamento da conta.


4. Menos desperdícios na cozinha
desperdício alimentos

O consumidor brasileiro está atento ao que acontece no mundo e busca se conscientizar de práticas que colaboram para um mundo melhor. Por isso, apoiam e seguem marcas que evitam desperdícios de alimentos, algo que nem todo mundo tem acesso facilitado.

Evite crises em seu restaurante e siga essa tendência de mercado. Desenvolva processos e metodologias para não desperdiçar os alimentos. Afinal, jogar fora algum alimento é prejuízo para o seu próprio negócio



5. Automatização no atendimento
automatização no restaurante

O tempo em que garçons anotam os pedidos em blocos de papel está chegando ao fim. Cresce, cada vez mais, no mercado o investimento em ferramentas que buscam agilizar os pedidos.

Seja por meio de smartphones e tabletes para anotar os pedidos e enviá-los diretamente para a cozinha começar a produção do prato até a comanda eletrônica que torna o processo de verificação e pagamento de conta muito mais ágil e prático.

Embora sejam ferramentas simples, elas geram uma experiência agradável ao consumidor, pois reduzem erros nos pedidos e aumentam a agilidade no serviço prestado.


6. Cardápio Eletrônico
cardápio eletrônico

O tempo em que garçons anotam os pedidos em blocos de papel está chegando ao fim. Cresce, cada vez mais, no mercado o investimento em ferramentas que buscam agilizar os pedidos.

Seja por meio de smartphones e tabletes para anotar os pedidos e enviá-los diretamente para a cozinha começar a produção do prato até a comanda eletrônica que torna o processo de verificação e pagamento de conta muito mais ágil e prático.
 

Embora sejam ferramentas simples, elas geram uma experiência agradável ao consumidor, pois reduzem erros nos pedidos e aumentam a agilidade no serviço prestado.

 

7. Armazenamento na Nuvem
armazenamento na nuvem

A tecnologia evolui diariamente e busca facilitar a experiência das pessoas, seja em sua vida pessoal ou profissional.

Por essa razão, o armazenamento de dados na nuvem é tendência que veio para ficar: reduz o investimento em equipamentos modernos, os servidores, e garante uma maior segurança aos dados. Afinal, você não perderá todas suas informações caso o servidor local sofra danos. 


E você? Já segue e pratica algumas dessas tendências em seu estabelecimento

Lembre-se de estar sempre atento ao mercado de bares e restaurantes para não ficar para trás dos concorrentes e perder vendas. Sempre que possível, pesquise as tendências e estude a viabilidade de aplicação das que foram citadas aqui neste artigo.