contratar um garçom

Quando se analisa o sucesso de um restaurante, os assuntos mais trazidos à discussão são qualidade da gastronomia, gestão, inovação, marketing digital. Poucos incluem nessa lista – pelo menos com o peso devido – o garçom. Essa figura fundamental, que deve ter a incrível habilidade de não ser intrusa e ao mesmo tempo ficar visível para ser chamado a qualquer hora, que deve ser polido mesmo quando atende clientes indelicados, que segue uma infinidade de regras de higiene, etiqueta, conduta, compliance e figurino, é um dos pilares para o sucesso de um restaurante.


O conceito desse profissional mudou muito com o passar dos anos, deixando de ser apenas um anotador de pedidos para se tornar uma parte estratégica de fidelização e aumento de vendas no negócio.

Por essa razão é muito importante dedicar tempo e técnicas na hora de contratar um garçom. Lembre-se de que muitas vezes ele será o único contato do cliente com sua marca. Portanto, é fundamental ele entender todas as responsabilidades e muitos processos que envolvem sua atividade. Deve, por exemplo, saber na ponta da língua os pratos que a casa oferece e, claro, saber o básico sobre vendas para despertar o interesse do público.

De nada adianta em seu restaurante produzir pratos maravilhosos se o atendimento do local não encantar e fidelizar o consumidor. Ser mal atendido é o primeiro caminho para o cliente não voltar.

Quer saber como escolher o garçom ideal para o seu estabelecimento? Deseja diminuir o turnover do seu restaurante? Continue a leitura e ganhe dicas cruciais para usar na hora de contratar um garçom.

O garçom se destacou no processo seletivo?

É comum os restaurantes contratarem colaboradores somente por meio de processos seletivos simples. Contudo, para que você contrate o profissional correto para o seu restaurante, deve ser avaliado muito mais do que o currículo e uma entrevista. É importante aplicar testes e provas práticas, para analisar se o perfil se encaixa minimamente com a cultura da empresa. É óbvio que um bom treinamento posterior à contratação vai fazer o profissional se identificar por completo com o modus operandi do restaurante.

O candidato possui experiência na área?

Nem sempre é possível contratar profissionais sem experiência para capacitá-los de acordo com os processos do negócio. Por essa razão em caso de urgência na contratação, opte por profissionais com experiência na área. Esse profissional conseguirá se adaptar rapidamente a rotina do restaurante, decorar o cardápio e entender o processo de atendimento do estabelecimento.

O garçom possui conhecimento de culinária?

garçom com experiência

Um profissional que tem conhecimento, mesmo que básico, sobre gastronomia se destaca no mercado. Esse questionamento poderá influenciar o empreendedor em sua tomada de decisão, afinal, um garçom que entende sobre culinária saberá orientar os consumidores sobre modo de preparo e tempo para produção da receita e, claro, indicar pratos da casa.

Atitudes como essa qualificam o profissional e contribuem para que o consumidor avalie positivamente o restaurante e retorne outras vezes.

O profissional é comunicativo?

A experiência do consumidor hoje vem crescendo cada vez mais. Trabalhar com atendimento a clientes, portanto, tem se tornado tarefa gradativamente mais complexa de se executar. É necessário muito jogo de cintura e saber se comunicar, de forma correta. Busque profissionais que conheçam as normas mais simples de gramática, para que a comunicação seja eficaz e de fácil compreensão.


Profissionais com dificuldade em se comunicar aparentam ser arrogantes ou estarem mau humorados, podendo prejudicar a imagem do negócio perante o consumidor.

Esse é um dos principais fatores para se levar em consideração na hora de contratar um garçom.

O profissional é ágil?
garçom ágil

Para ser um profissional eficaz em um restaurante é preciso ser ágil e eficiente. A rotina de um estabelecimento de alimentação fora do lar é intensa e, muitas vezes, os clientes chegam com fome e sem paciência para esperar o atendimento ou preparação do prato.

Essa habilidade, ou qualidade, faz com que um profissional se destaque frente aos demais colaboradores. Ele vai atender de maneira rápida e sem erros.

O candidato é familiarizado com regras de etiqueta?

Por se tratar de um restaurante, o candidato precisa ter noções de etiqueta para que possa preparar o salão da melhor maneira possível. Habilidades básicas que um garçom de qualidade deve ter: o modo de arrumar as mesas, os talheres, e qual o lado do cliente ele deve estar para servir/retirar os pratos.


Não importa se o seu negócio é de pequeno ou grande porte. O fundamental é que o garçom esteja preparado para oferecer um atendimento de qualidade e impressionar os consumidores que frequentam o local.


O profissional tem controle emocional?
controle emocional

A crescente necessidade de reduzir custos – taxas altas, legislação trabalhista complexa, custo dos insumos ao sabor das condições climáticas e até da globalização –, pode levar o empreendedor a trabalhar com uma equipe enxuta de colaboradores. Esse fenômeno talvez leve a eventual estresse entre os garçons. Eles podem ainda ter de lidar com clientes impacientes ou mal- educados, restaurante lotado, pratos atrasados ou pedidos entregues errados.


Não se engane, você, proprietário ou gerente, vai ter de levar em conta, na hora da contratação, algumas dessas situações que impactam a vida de um garçom em um restaurante. Ele está preparado? Já teve experiências desagradáveis? Tem autoconhecimento para saber dominar crises?


Por esta razão é fundamental aplicar um teste de controle emocional no processo seletivo. Nós, da SIA, já preparamos um material que explica a importância da inteligência emocional ao servir e como isso contribui para o crescimento da marca.


Agora que você já sabe o roteiro para fazer questões fundamentais na hora de contratar um garçom, fica mais fácil escolher o profissional ideal para o seu estabelecimento. Aplique essas dicas práticas e trabalhe com mais tranquilidade. E, claro, diminua os riscos para o seu restaurante.