marketing digital para restaurantes

Então você montou um restaurante legal, comida ótima, localização perfeita, os melhores profissionais que você pode pagar e... Agora é hora de investir mais no marketing digital, espalhar as boas novas no horizonte online. Só o boca a boca já não funciona. É preciso o clique a clique, o compartilhamento, os likes, a viralização. E então você se depara com um “sequestro”: a atenção do público que você quer atingir foi tomada por games, séries, notícias, aplicativos de bate-papos e mais uma infinidade de maravilhas digitais, situadas a um clique de distância do seu cliente. E agora?

 

Agora é partir para a guerra. Cerca de 116 milhões de brasileiros têm acesso à internet, segundo o IBGE. Em média, passam mais de nove horas navegando, de acordo com o relatório Global Digital 2019. Isso é bom para o seu negócio. Mas você vai ter de achar um jeito de saber quem, e em que momento dessa maratona, o brasileiro que você quer sentado no seu estabelecimento vai perceber sua comunicação. 

 

Resumo: seu marketing digital precisa ser muito bom. Não basta um site e algumas redes sociais. É preciso estratégia. É por meio de uma comunicação mais assertiva que você conseguirá estar presente diariamente na vida dos seus consumidores e os fidelizar, além, é claro, de atrair novos clientes e aumentar os lucros do estabelecimento.

 

Mas você sabe como e onde investir no marketing digital?

Se a sua resposta foi não, não se preocupe. Após a leitura desse artigo, você entenderá a importância do marketing para restaurantes e receberá dicas certeiras para colocar desenvolver e em prática um excelente marketing digital para o seu negócio.

 

Continue lendo e conheça o guia básico do marketing digital para restaurantes.

 

Conheça seu cliente
Conheça seu cliente

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. Essa não será a primeira e nem a última vez que você lerá, neste portal, sobre a importância da pesquisa para o seu negócio.

 

Entenda quem realmente é o seu cliente-alvo, quais os seus gostos, em quais redes sociais ele está presente e o que ele busca na internet. Com essas informações, ficará mais fácil encontrar a melhor estratégia para o seu marketing digital e como aplicá-lo corretamente. Por mais trabalhosa que seja, a pesquisa evita investimentos desnecessários e aumenta a probabilidade de acertos nas ações do seu negócio.

 

Pesquisa se faz com consultorias especializadas. Se não houver orçamento, arregace as mangas: desenvolva consultas físicas no próprio estabelecimento (em papel, ou contato direto com o cliente, se ele for frequentador habitual), troque email do restaurante com seus clientes (para newsletter, elogios ou críticas), faça promoções e analise o retorno, leia eventuais comentários nas redes sociais. Tenha todo e qualquer dado para uma análise mais complexa. É a síntese e interpretação dessa análise que vai dar a você o caminho para desenvolver a comunicação do seu estabelecimento


Desenvolva um site funcional
Site de restaurante

Você já buscou por alguma marca na internet e, ao entrar em seu site, se decepcionou? Layout pouco atrativo, baixa funcionalidade e, pior, não responsivo – ou seja, quase impossível de ser lido no celular ou tablete.

 

Assim como você, o seu cliente ou potencial consumidor não deseja ter uma péssima experiência online. Por isso, invista no seu site!


Responsivo

Ter um site responsivo é primordial para qualquer restaurante. Hoje, mais do nunca, às pessoas utilizam aparelhos móveis buscar informações na internet. Ter um site responsivo significa que ele vai se adaptar a tela do leitor, facilitando a leitura e sua navegação na página.

 

Blog

Só conteúdos interessantes e relevantes irão atrair e reter a atenção do seu cliente. Sim, é trabalhoso criar conteúdos relevantes, que se destaquem da média geral. Mas, acredite, será fundamental para o seu negócio, seja para estar melhor rankeado em ferramentas de busca ou para esclarecer eventuais dúvidas do leitor sobre seu restaurante e a culinária oferecida no estabelecimento. Portanto esteja atento aos sites que melhor desenvolvem conteúdo, que mais engajam, que têm mais visitantes. Ali, deve haver algo em que você e seu webdesigner podem se inspirar.

 

SEO

Conforme mencionamos acima, estar bem posicionado em ferramentas de busca irá ajudar a atrair o consumidor para o seu site. É comprovado que, geralmente, os usuários interagem somente com os resultados na primeira página da pesquisa. Otimize seu conteúdo para que o Google o qualifique e, consequentemente, torne a página de seu restaurante visível ao consumidor.


Crie um diferencial
crie um diferencial para seu restaurante

O mercado de alimentação fora do lar cresce diariamente. Ou seja, para você se destacar dos demais concorrentes é importante ter um diferencial. Para ser uma referência no mercado em que atua é preciso inovar. Sabemos que não é fácil proporcionar algo novo. Ofereça recursos que facilitem a decisão de compra do consumidor.



Cardápio online

Você sabe, a rotina das pessoas está cada dia mais agitada. Desenvolva um cardápio online, com layout atrativo, e ofereça a possibilidade de o consumidor visualizar os pratos disponíveis no restaurante antes de sair de casa/trabalho. Mais: você pode criar filtros nesse cardápio online. Monte, por exemplo, um menu de acordo com o tamanho da fome do consumidor. E/ou outro, como opção ao primeiro, se o fator de escolha do prato for a urgência. E assim por diante.

 

App

Às pessoas buscam comodidade, algo que facilite sua vida. Por isso, crie um aplicativo que dê a possibilidade de reservar mesas no seu estabelecimento, de realizar pedidos e também e de fazer o pagamento de forma online. São dicas simples, mas que fazem toda diferença na escolha do seu restaurante.

 

Esteja presente nas redes sociais
redes sociais no restaurante

Raros são os negócios, que vendem produtos ou serviços, que não estejam presentes nas redes sociais. Elas são aliadas importantes para o crescimento da sua marca. Contas em redes como Instagram (a mais propícia para marketing de gastronomia) e Facebook são utilizadas por praticamente todo usuário de internet. Ou, pelo menos, certamente aqueles a quem você vai querer servir.

 

Essas plataformas possibilitam desenvolver estratégias que atingem diretamente seu público-alvo, diferente das mídias tradicionais, nas quais o resultado das suas ações são mais pulverizados e podem até não impactar o seu consumidor.

 

Facebook

Essa ferramenta permite se relacionar diretamente com o seu cliente. Desenvolva conteúdos, de maneira periódica, para estar presente no dia a dia das pessoas. Busque responder os comentários de suas publicações, interaja com o consumidor que entrar em contato via chat com a marca. Crie eventos para divulgar ações e promoções no estabelecimento para engajar o consumidor.

 

Instagram

Essa rede é uma das ferramentas mais poderosas para um restaurante de sucesso. Seu formato, com destaque para a imagem, proporciona um caminho seguro para sua comunicação provocar água na boca dos clientes, atuais ou futuros. Além de postar fotos dos seus produtos, busque desenvolver ações, como, por exemplo, criar descontos para clientes que postarem #hashtags com sua marca (checagem pode ser no local) ou sorteios para datas comemorativas (atenção: há uma legislação para essas ações; não é qualquer sorteio que é permitido, o que leva muito empreendedor ao chamado concurso cultural, mais aceito).

 

São simples movimentos que geram engajamento e aumentam a divulgação do estabelecimento para potenciais clientes.

 

Fidelize seus clientes
fidelizar clientes no restaurante

O marketing digital, além de buscar novos clientes, permite fidelizar os atuais. Está mais do que claro, que um cliente que teve uma excelente experiência com a marca pode influenciar positivamente pessoas de sua rede de contato.

 

Mantenha um relacionamento com as pessoas que já consomem no seu restaurante por meio de:

 

  • Atendimento diferenciado;
  • Programa de fidelidade para premiar os clientes que mais frequentam o local, disponibilizando brindes e descontos nos produtos consumidos;
  • Newsletter/ e-mail marketing

 

Uma outra maneira de se relacionar é criar conteúdos no Facebook ads para clientes que estão prestes a completar aniversário. É possível anexar uma planilha na plataforma com o e-mail dos consumidores e segmentar para disparar anúncios para pessoas que estejam com o aniversário se aproximando.

 

Marketing de indicação
marketing de indicação

O marketing de indicação é uma das principais estratégias utilizadas em um restaurante, por ajudar a fortalecer a marca e também as vendas do estabelecimento. Uma indicação ocorre, geralmente, por clientes satisfeitos com o serviço oferecido. Esses clientes se tornam defensores de sua marca e auxiliam na divulgação do estabelecimento, online ou offline.

 

Algumas dicas para aumentar o marketing de indicação do seu restaurante:

 

  • Oferecer promoções ou descontos para clientes que façam parte do programa de fidelidade;
  • Incentivar que pessoas levem grupos ao estabelecimento, oferecendo vantagens ou descontos;
  • Investir em eventos da área ou festivais;
  • Instigar consumidores a divulgarem seu estabelecimento em redes sociais.

 

Use a geolocalização
geolocalização

Cadastre seu restaurante em aplicativos que permitam que estabelecimentos sejam encontrados facilmente – como por exemplo, o Google Maps. Além de deixar o restaurante fácil de ser encontrado na internet, essa ferramenta permite ao usuário que já teve alguma experiência no estabelecimento avaliar seu serviço e indicar para potenciais clientes que estejam em dúvida.

 

Construa uma boa base de e-mails
e-mail marketing

Para muitos, o e-mail marketing deixou de ser uma excelente ferramenta de comunicação. Mas a eficiência dessa estratégia está muito consolidada no mercado, se feita corretamente. E seu uso é muito discutível: em vários momentos, marcas notáveis voltaram a usá-lo com grandes expectativas.

 

Use dessa proximidade com o cliente para mantê-lo informado sobre promoções, oferecer descontos, novidades sobre o local e demais informações que possam ser uma vantagem para voltar ao restaurante.

 

Você, empreendedor, sabe que marketing digital é mais do que isso. Mas não perca tempo: coloque em prática nossas dicas e dê seus primeiros grandes passos em uma estratégia de comunicação vencedora. Para aprender mais sobre este tema, não perca a oportunidade e faça o curso de Pós-Graduação em Gestão de Bares e Restaurantes da SIACADEMY. Com o conhecimento adquirido no curso, você conseguirá elevar o patamar do seu estabelecimento com muita tecnologia e inovação.