fidelizar clientes no restaurante

Atrair clientes para o seu restaurante é fundamental para que o fluxo de vendas cresça. Isso você sabe. Para ganhar público, você tem uma série de ferramentas, especialmente o marketing de atração, mas também o boca-a-boca, os prêmios de qualidade, a presença de gente conhecida, etc.

Agora, você consegue fidelizar os consumidores que frequentam o seu estabelecimento?

É comum empreendedores destinar suas estratégias de marketing para captação de novos clientes e acabarem esquecendo, infelizmente, de fidelizar os que já frequentam o restaurante.

Por essa razão nós, da SIA, preparamos um conteúdo extraordinário, que irá ajudar você, empreendedor ou gerente, a desenvolver estratégias de fidelização e conquistar, de vez, o seu consumidor.

Continue a leitura e aplique essas dicas de fidelização de clientes em seu restaurante.


Proporcione um ambiente acolhedor
ambiente acolhedor no restaurante

Nada melhor do que sair para almoçar ou jantar e se surpreender com um restaurante. Surpreender positivamente, diga-se. Para que isso aconteça, é necessário proporcionar um ambiente acolhedor aos consumidores.

Pode até ter uma decoração provocativa, pode ter divisão de espaço ousada, mas se seu estabelecimento não deixar o consumidor à vontade, relaxado, você o perde. Ninguém quer sair de casa e pagar para se sentir incomodado.

A estética e decoração do seu estabelecimento deve expressar os valores da empresa e, claro, estar em consonância com os pratos oferecidos no cardápio. Se a sua cozinha é contemporânea, por exemplo, o estabelecimento pede uma decoração moderna, design de equipamentos (mesas, talheres, louças, interior, banheiros) que contemplem as tendências atuais. São elementos simples que fazem a diferença para o consumidor.


Proporcione um local limpo, organizado e confortável não só para os clientes, mas para os garçons também. Som ambiente pode ser um dos fatores de desconforto. Imagine um set list que não se comunique com o perfil dos clientes – e tocado num volume acima do agradável, e descolado do propósito do restaurante (para jovens solteiros, para famílias, para happy hour, para almoço etc).


Ah, a fim de tentar mais ferramentas para cativar ainda mais clientes, disponibilize wi-fi de qualidade. Há muitos locais, especialmente na Europa, que evitam disponibilizar wi-fi com o nobre propósito de fazer as pessoas conversarem – e não ficarem mergulhadas nas redes sociais. A não ser que você faça disso um marketing com alvo específico, essa é o tipo de tática duvidosa. Hoje, em um mundo conectado, resolve-se negócios tarde da noite.  Você não vai querer que seu cliente perca dinheiro, certo?


Tenha uma equipe motivada
equipe motivada

Uma dica básica para fidelização de clientes é, sem dúvidas, uma equipe motivada. Os colaboradores representam sua marca ao público, por isso, é fundamental motivá-los e capacitá-los para que possam encantar as pessoas que frequentam o seu restaurante.

Não basta produzir pratos saborosos se o atendimento do estabelecimento não for realizado com maestria, por exemplo. Mas, não se preocupe se você não sabe como motivar seus colaboradores. Nós preparamos, com muito carinho, um material que te ajudará nesse desafio


Desenvolva um cardápio de qualidade 
cardápio restaurante

Você já frequentou um estabelecimento e, ao receber o cardápio, se decepcionou com o local?

Situações como essas não são raras. Para evitar despertar surpresa negativa, desenvolva um cardápio de qualidade e atraente. Se for possível, recheie o cardápio e a comunicação online com fotografias profissionais dos seus pratos para despertar o interesse do consumidor. A descrição textual deve ser amistosa, explicativa e sugestiva.

Para dar opções de qualidade no cardápio, é fundamental ter em sua equipe profissionais competentes. Pode parecer óbvio, mas, dado o valor da remuneração de colaboradores experientes, muita gente opta por contratar profissionais menos valorizados.


A excelência deve ser buscada tanto na cozinha, para produção de pratos deliciosos, quanto no salão, com garçons que conheçam profundamente o cardápio do restaurante e tem um bom conhecimento de etiqueta. Vale lembrar que a relação remuneração-qualidade do serviço deve fazer parte de seu planejamento. Tente chegar ao máximo de custo que você puder dispender nas áreas citadas. Tentar enxugar no coração do seu negócio – em resumo, você é um prestador de serviço – configura uma estratégia duvidosa.

Em resumo, atente-se aos detalhes. São eles os responsáveis por diferenciar o seu serviço do da concorrência e cativar o público do seu restaurante.