escolher fornecedor para restaurante

É mais do que óbvio: quando um cliente busca um novo restaurante, ele espera encontrar um estabelecimento limpo, atendimento diferenciado e comidas deliciosas e saborosas.

O problema é que isso nem sempre acontece. A culpa, quase sempre, é do empreendedor. É importante encontrar excelentes fornecedores para oferecer alimentos, ingredientes e insumos de qualidade. Isso fará toda diferença na experiência positiva do cliente com seu restaurante – ainda que nem todo empresário leve essa dica com a devida atenção.

Neste material, explicaremos algumas dicas para selecionar os melhores fornecedores para o seu estabelecimento.


Certifique-se das práticas de higiene do fornecedor
estoque limpo

Já que uma das principais avaliações de clientes ao entrar em qualquer restaurante é reparar se o local é limpo, o empreendedor deve ter isso em mente o tempo todo ao escolher um fornecedor para seu estabelecimento.

Antes de fechar qualquer negócio, busque entender as práticas de higiene do fornecedor, veja como eles lidam com os alimentos, observe o asseio de seus colaboradores e como os produtos são armazenados no estoque.

Isso é extremamente importante para ter ciência da qualidade dos produtos e alimentos que você compra e que serão oferecidos no seu estabelecimento


O fornecedor deve se enquadrar na legislação da Vigilância Sanitária

Uma das maiores preocupações de qualquer empreendedor de restaurantes é garantir que seu estabelecimento esteja dentro das normas e práticas que a Vigilância Sanitária irá avaliar.

Verifique se o fornecedor que deseja contratar se enquadra na legislação da Vigilância. Afinal todos os estabelecimentos que trabalham com alimentos perecíveis precisam estar de acordo e atender a totalidade das normas estabelecidas.

Pergunte e observe como o fornecedor manuseia, armazena e entrega os alimentos e produtos solicitados. Estar atento a esses detalhes facilitará sua tomada de decisão e evitará eventuais prejuízos no futuro.


Conheça a qualidade dos produtos

Para evitar problemas após receber entregas dos fornecedores com alimentos de baixa qualidade e que serão utilizados para preparar os pratos do restaurante, é preciso conhecer tudo o que o fornecedor tem a oferecer. 

Em outras palavras, você deverá experimentar os produtos, dos alimentos aos ingredientes, e fazer testes antes de fechar qualquer contrato.


Busque referências sobre os fornecedores
avalie os fornecedores

Você não é o único que procura fornecedores com produtos de qualidade para restaurantes. É fundamental que você faça pesquisas com estabelecimentos ou empresas que já compram dos fornecedores que você está avaliando.

É importante ter diversas opiniões antes de fechar o negócio. Estude e veja as avaliações positivas e negativas sobre o fornecedor ou mesmo se há processos judiciais contra a empresa. 

O networking será fundamental nessa etapa de decisão. Troque informações com outros estabelecimentos de alimentação para fechar parcerias e oferecer produtos e insumos de qualidade aos consumidores.


Certifique-se da pontualidade das entregas

Você provavelmente não deseja fechar parceria com uma empresa que atrasa suas entregas e atrapalhe a produtividade do seu restaurante, correto? Esse será um dos pontos cruciais para fechar com qualquer fornecedor.

Todos os alimentos que serão oferecidos aos clientes devem estar frescos e serem novos. Isso faz toda diferença na qualidade do seu prato.

Certifique-se com o fornecedor se ele conseguirá atender com precisão as demandas de sua agenda para evitar problemas após a assinatura do contrato. 


Negocie o preço
negocie preço

Após seguir todas as dicas citadas, você chegou ao último passo para selecionar o fornecedor – o preço.

Entenda que muitas vezes o barato pode sair caro. Por isso, opte por empresas que ofereçam produtos de qualidades. Isso porque clientes preferem pagar até um pouco mais caro desde que saibam que irão degustar pratos de qualidade e saborosos.

Aí entra a negociação de preços e as condições de pagamento com o fornecedor. Essa etapa será fundamental para conseguir custos menores e, consequentemente, aumentar os lucros do seu restaurante.

Fornecedores são extremamente importantes para estabelecimentos de alimentação. Agora você está pronto para contratar os melhores para o seu restaurante, aumentar os lucros, obter avaliações positivas e criar cada vez mais experiências com sua marca.