motivar funcionários de um restaurante

Quem for empreender hoje no segmento de gastronomia e bebida tem muitas questões para tratar, uma delas é como motivar funcionários de um restaurante.

Uma gestão que se supõe eficiente deve levar em conta – e colocar no topo da lista – a gestão de pessoas. É uma atividade que pede liderança, remuneração justa, condições de trabalho, atividades coletivas. E, principalmente, motivação.



Trabalhar o fator humano, as expectativas dos colaboradores, suas insatisfações (que podem ir além da remuneração) é uma ciência que contribui ainda mais no uso das ferramentas contemporâneas de gestão. Não lançar mão dessa ciência é meio caminho para o fracasso do seu investimento. Até porque são seus colaboradores que vão tocar seu negócio. Ou seja, pode-se dizer, com certa licença, que seu investimento está nas mãos deles. Pouco motivados, essas pessoas certamente vão deixar a desejar na hora de pôr suas mãos à obra.


Vale a reflexão: seus funcionários estão motivados? E, talvez a mais importante, você os valoriza?


Você sabe – e estudos comprovam – que funcionários motivados rendem mais. Ou seja, proporcionam maior lucro ao restaurante. Também é certo que o oposto pode acarretar problemas: mau atendimento, aumento no turnover na empresa e redução do fluxo de pessoas que consomem no estabelecimento.


Pensando em você, empreendedor, nós, da SIA, preparamos um material com dicas para você evitar escorregões na gestão de pessoas e ganhar ferramentas para motivar funcionários de seu restaurante.


Garanta que os novos colaboradores sejam bem-recebidos

Um colaborador que inicia um novo emprego geralmente se sente inseguro. Além do nervosismo comum de sair de sua zona de conforto, o colaborador precisará se adaptar a uma nova rotina, processos que eventualmente não domina e companheiros de trabalho que provavelmente nunca viu.


Procure facilitar essa adaptação por meio de integração com os funcionários mais experientes, para que possam acompanhar e apresentar todos os costumes e hábitos do local.

Envolva seus funcionários

Evite uma desconexão com seus funcionários. Busque dividir responsabilidades, para que haja senso de equipe e não de individualismo. Deixe claro que ali todo mundo trabalha com o mesmo objetivo – garantir o sucesso do restaurante e, assim, o bem-estar da equipe (remuneração incluída).


Uma boa prática é envolver os colaboradores nas decisões da empresa. Obviamente nas questões mais burocráticas, isso não é necessário; mas, estimule a participação do time em reuniões para definição de novos rumos. Acima de tudo, busque ser transparente e comunique-os antecipadamente sobre modificações na estrutura, etc.


São hábitos que reforçam a importância do colaborador na empresa; ou seja, enfatizam que ninguém é peça descartável do sistema.


Seja imparcial e justo com sua equipe

Uma das grandes qualidades de uma gestão eficiente é ser respeitoso e imparcial no tratamento com todos os colaboradores. Evite favoritismos e inconsistência no seu restaurante. Esses são fatores que desmotivam os funcionários e aumentam a possibilidade de prejuízos para a companhia.


Promova treinamentos
treinamento para restaurantes

Como você deseja que seu negócio cresça cada vez mais, invista na capacitação dos seus colaboradores. Treinar sua equipe demonstra que você acredita no profissional e valoriza o seu serviço.


Embora capacitação de colaboradores traga custos, ter profissionais engajados e bem preparados na equipe trará, futuramente, benefícios e lucros para o restaurante.


Forneça feedback

Estimule o desenvolvimento profissional do seu funcionário por meio de feedbacks recorrentes. Essa ferramenta poderá nortear as ações e o comportamento do colaborador. É fundamental que você, gestor, apresente os pontos que o profissional deve melhorar e, principalmente, destaque as conquistas e habilidades de cada um.


Ações simples, como essas, estimulam a pró atividade do funcionário na busca de se aperfeiçoar, de diminuir suas fraquezas, e de se destacar no ambiente de trabalho.


Ouça o que seus funcionários têm a dizer
ouça seus funcionários do restaurante

Por mais que você desenvolva ações e processos para motivar seus funcionários, sempre há a possibilidade de surgirem reclamações. Esteja, mesmo assim, aberto ao diálogo com seus colaboradores; escute o que eles têm a dizer e, se viável, crie um plano para resolver o desafio.


Lembre-se que esses profissionais são a cara da empresa e os responsáveis por atender seus clientes. Ninguém melhor do que eles para apresentar soluções e encontrar possíveis gaps na gestão do restaurante.


Ofereça benefícios

Uma grande estratégia para manter a motivação dos seus funcionários em alta é oferecer benefícios exclusivos. Se o seu restaurante está acostumado a receber turistas, por exemplo, é fundamental a oferta de cursos de língua estrangeira para os profissionais. Capacitá-los para lidar com estrangeiros, quer a presença se dê via turismo ou por meio de negócios, gera um diferencial ao seu ponto.


Há que lembrar, continuamente, o bem-estar do colaborador. Toda pessoa gosta de um pouco de lazer, e não será diferente com o profissional de sua equipe. Por isso, ofereça cupons para cinemas, teatros e descontos em lojas. Desperte, neles, a necessidade de fazer parte de seu time e assim, diminua, consideravelmente, o turnover do estabelecimento.


Repasse a gorjeta
gorjeta em restaurante

Garçons são responsáveis pelo atendimento em um restaurante. Quando o serviço é feito de forma extraordinária, a gorjeta é uma maneira de o consumidor agradecer e valorizar seu desempenho.


Nada mais justo do que repassar o valor ao funcionário responsável – sejam os 10% determinados pelo estabelecimento ou o valor voluntário que o cliente acrescentou ao total.


Pesquisa de clima

Ainda está com dúvidas se os funcionários estão motivados ou não? Aplique uma pesquisa de clima, de forma anônima, para descobrir suas aflições e o que desejam que seja melhorado no restaurante.


Essas dicas são fáceis de serem aplicadas em seu restaurante. Embora pareçam simples, elas, quando feitas com transparência e naturalidade, podem melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e o lucro do estabelecimento.