apresentação pessoal do garçom

Para trabalhar como garçom em bares e restaurantes é necessário ter diversas habilidades e competências. Mas se o profissional não tiver uma apresentação pessoal impecável, essas qualidades poderão ficar em segundo plano. 

 

Afinal, um cliente avalia o restaurante de acordo com a qualidade dos pratos e serviços prestados, agilidade nos processos, limpeza do local e... a aparência pessoal dos profissionais do local!

 

O garçom, muitas vezes, é o único contato do consumidor com o restaurante. Por essas e outras razões que é importante manter em dia sua apresentação pessoal.

 

Para evitar problemas desnecessários e responder todas suas dúvidas sobre esse tema, preparamos um material completo para a apresentação pessoal dos garçons em bares e restaurantes. 


Uniforme
uniforme para garçom

Os uniformes são componentes importantes para a apresentação pessoal de garçons e garçonetes e devem obedecer a critérios estabelecidos pelo restaurante. Podemos destacar dois exemplos:

  1.  Dependendo do tipo de restaurante, o uniforme deve passar um toque de elegância e muito bom gosto, além de combinar com a temática e layout do restaurante. 
  2. A confecção do material deve ser feita com tecidos de boa qualidade, padronizadas tanto na cor, modelo e material. O uniforme deve sempre estar higienizado ao ser utilizado durante o expediente.


Sapatos
sapatos para garçom

Os garçons trabalham na maioria do tempo em pé, por essa razão os sapatos que utilizam no dia a dia devem ser confortáveis para amenizar o cansaço nos pés. E, claro, devem estar sempre limpos e engraxados.

Se possível, opte por calçados que possuam saltos de borracha para evitar ruídos e deslizamentos ao andar pelo salão.
 



Postura
postura de garçom

O primeiro contato dos clientes ao entrar em um estabelecimento de alimentação é com os maîtres, porém nem todos os restaurantes têm esse profissional no seu quadro de colaboradores. E esta atividade, consequentemente, será direcionada aos garçons.

É fundamental que os profissionais fiquem em posição para atender os clientes, com uma postura ereta e utilizando gestos adequados para sua profissão. Um bom maître evita ficar agrupado ou conversando em voz alta. Busca sempre, acolher com muita atenção os clientes que chegam ao local.



Hábitos e Maneiras
garçom feliz

Trabalhar como garçom, conforme falamos, envolve diversas habilidades e competências. Mas, não podemos nos esquecer que é necessário cultivar determinados hábitos no trabalho, como, por exemplo:


  • Não comer, beber ou fumar na frente dos clientes; 
  • Não enxugar o rosto com o guardanapo de serviço; 
  • Estar bem-humorado e disposto para atender os consumidores;
  • Usar a inteligência emocional para gerenciar sua atitude – isso colabora para evitar problemas ou irritações com situações do cotidiano.


Dentes
dentes bem cuidados

O sorriso pode tanto encantar quanto causar incômodo nas pessoas, principalmente quando você está atendendo alguém. Por isso é imprescindível ter uma boa higiene bucal para que os dentes permaneçam em bom estado e aparência. Além de evitar o mau hálito e possíveis alimentos entre os dentes na hora de conversar e atender o cliente.


Mãos e Unhas
unhas para garçom

Uma das principais atividades do dia a dia do garçom é servir as pessoas. Por isso, mantenha suas mãos sempre limpas, lavando-as com frequência para evitar contaminação no alimento.
 

As unhas devem estar cortadas, polidas e limpas. É importante não roer a unha e deixar cutículas – a má impressão é imediata. No caso das mulheres, dependendo das normas do estabelecimento, utilizar esmaltes claros ou incolores favorece uma boa apresentação pessoal.


Cabelo e Rosto
cabelo para garçons

Para os homens, é fundamental manter o cabelo curto, limpo e penteado. O rosto deve permanecer limpo, sem suor e com a barba feita. 
 

Já para mulheres o ideal é manter cabelos curtos ou, se usar comprido, manter preso em coque. O rosto também precisa aparentar estar limpo e, se for necessário, utilizar maquiagens em tons suaves


Jóias e Adereços
utensílios para garçom

Utilizar muitas joias e adereços no expediente de trabalho, por uma série de razões, é quase sempre proibido. Geralmente, o permitido pelos restaurantes é a utilização de alianças e relógios, e para as mulheres, brincos discretos.

Existem adereços que fazem parte do trabalho do garçom, como canetas e abridores de garrafas. É de bom tom manter esses materiais no bolso e só pegá-los caso solicitado pelo cliente.


Perfumes
proibido perfumes para garçom

Os garçons não devem utilizar perfumes durante o expediente, devido ao fato de manipularem alimentos que possuem aromas naturais. Da mesma forma, desodorantes devem ser inodoros. Qualquer odor pode comprometer o aroma do prato.
 

O desodorante, vale lembrar, pode ser renovado quantas vezes for necessário durante o dia.
 

A apresentação pessoal do garçom passa pela sua higiene pessoal de tomar banhos diários para evitar odores, manter uma aparência limpa e condizente com o seu trabalho. 

Estar atento aos detalhes, como esses citados, mostra o nível de comprometimento com a marca e exalta o profissionalismo do garçom, que hoje, mais do nunca, é importante para fidelizar e encantar clientes.