temperos para cozinha

O paladar é um dos sentidos mais complexos e o que promove experiências e sensações mais prazerosas. Ou vai dizer que quando degustamos um prato diferente, complexo, com texturas exóticas, não nos transportamos para outro mundo? Ou o que dizer de quando provamos um arroz com feijão reconfortante, familiar – você não tem a sensação de acolhimento, relaxamento?

O sabor é uma viagem. Uma comida com o tempero ideal consegue despertar sentimentos e experiências indescritíveis em qualquer pessoa. Porém, nem todo mundo possui muitos temperos em sua cozinha, que garantam um ticket para um voo sensorial que leve o consumidor às alturas. E aí, tome sal!

É claro que esse ingrediente proporciona comidas saborosas, mas existe uma infinidade de ervas e especiarias que irão fazer seu prato ficar com aromas, sabores e cores diferentes. Ou seja, seu prato pode ficar muito mais interessante e delicioso.


Você sabe dizer quais os temperos essenciais para se ter na cozinha 


Se sua resposta foi negativa, sem crise. Desenvolvemos um material que irá ajudar você a ter os temperos que não podem faltar de jeito nenhum se quiser oferecer uma comida realmente rica.

Vamos lá.


Pimenta do Reino

pimenta do reino

Essa especiaria veio da Índia e é responsável por dar um sabor mais picante ao prato. Além de contribuir para facilitar a digestão e absorver os nutrientes do alimento

Existem quatro tipos de pimenta: branca, verde, vermelha e preta. São retirados da mesma planta, porém, colhidos em períodos diferentes. A pimenta pode ser combinada com diversos tipos de comida, mas cai melhor em carnes e molhos.


Alecrim

alecrim

Existem temperos que até o mais leigo em culinária conseguirá identificar, e esse é o caso do Alecrim. Essa erva é ideal para temperar e aromatizar seu prato, podendo ser usado tanto seca ou cozida junto ao alimento.  

Seu sabor é intenso, por isso, evite grandes quantidades. O indicado é usar o Alecrim para temperar carnes vermelhas – especialmente as de sabor mais forte –, legumes e verduras.


Açafrão

açafrão

Açafrão ou cúrcuma, independentemente do nome que você conhece, é uma planta da mesma família que o gengibre. Geralmente esse tempero é comercializado em pó em mercados ou lojas de produtos naturais.

O tempero possui um sabor único e capaz de deixar os pratos com uma cor linda. Recomendado para temperar risotos, sopas, aves, massas e até doces.


Manjerona

manjerona

Essa erva é muito parecida com o orégano. Mas o sabor é diferente. A manjerona é utilizada para aromatizar saladas e também valorizar carnes e aves. Além de combinar com pratos como sopas, peixes grelhados e tomate.é muito parecida com o orégano.

Mas o sabor é diferente. A manjerona é utilizada para aromatizar saladas e também valorizar carnes e aves. Além de combinar com pratos como sopas, peixes grelhados e tomate.

Orégano

orégano

Como mencionamos o orégano acima, não podemos deixar ele de fora dessa lista, correto?

Muito conhecido, esse ingrediente tem um sabor amargo e muito versátil, podendo temperar uma infinidade de alimentos.

Há opção de usá-lo tanto seco como cozido junto ao alimento. O orégano cai bem com azeites, massas e molhos. Além de ser um dos maiores aliados para temperar verduras e legumes, como, por exemplo, berinjela e abobrinha – com o objetivo de acrescentar um pouco mais de sabor a alimentos cuja oferta ao palato não é lá grande coisa.


Alho

alho

O alho é um dos ingredientes preferidos dos cozinheiros devido à sua versatilidade. Pode ser utilizado em diversas formas: cru, refogado, picado, espremido, assado ou em rodelas.

Além de ser muito nutritivo, o alho é capaz de proporcionar um sabor único ao prato, combinando perfeitamente com carnes assadas e para temperar arroz branco.


Noz Moscada

noz moscada

Essa especiaria possui um sabor adocicado e aroma intenso. A noz combina com quase tudo, mas, o recomendado é não utilizar mais do que duas colheres de sopa para não intoxicar o nosso corpo. 

Se você adora cozinhar alimentos como queijo, abóboras, sopas, espinafres, massas, caldos, molho branco e risotos, a noz é o tempero ideal para o seu prato. Além de ser um dos poucos ingredientes que podem ser usados em bebidas, como, por exemplo, cappuccinos e até vinhos.


Páprica

páprica

Pouca gente sabe que a páprica é uma especiaria obtida a partir do pimentão vermelho. Esse tempero tem variações doces e picantes, que não gostam de temperos muito processados.

Se você pensa em criar receitas ou produzir pratos como molhos e carnes, a páprica é ideal para dar aquele sabor diferenciado no alimento. Além de combinar com arroz, batatas, ervilhas.


Esses são só alguns exemplos de temperos que não podem faltar na sua cozinha. Porém, existem diversas ervas e especiarias que você pode comprar e utilizar nos seus pratos. Basta ter coragem para testar novas receitas e se surpreender com o sabor obtido dessa experiência.