horta caseira

Como todo cidadão ou cidadã contemporâneo, você deve estar em busca de uma vida mais saudável. A alimentação é um dos fatores que contribuem para se chegar lá. Comer legumes, verduras e especiarias frescas são uma atitude esperta para quem quer ter o metabolismo afiado, controlar o peso, enfim, garantir uma existência com menos problemas. Você está olhando para a frente? Então chegou a hora de montar uma horta caseira em sua casa ou apartamento.

Não pense que para ter uma horta é necessário ter um quintal extenso. É possível plantar em espaços menores, como, por exemplo, a varanda do apartamento.

Uma das grandes vantagens de possuir uma horta caseira é comer alimentos livres de agrotóxicos, o que proporciona melhor qualidade de vida. Além de não ser necessário ir toda hora a feiras ou supermercados para comprar os alimentos que deseja.

Mas como montar uma horta de sucesso em casa?

Para ter a resposta dessa pergunta será necessário que você acompanhe a leitura até o final para entender, de uma vez, como cultivar, plantar e cuidar de sua horta. Este guia auxiliará você com dicas eficazes para garantir o sucesso de sua horta.


1.    Cuidados iniciais para uma horta dar certo 
horta na varanda

Hortas caseiras, cultivadas em varandas ou pequenos quintais, devem receber alguns cuidados essenciais diferentes dos destinados a hortas feitas em gramados. Por exemplo:

Clima

Deve ser levado em consideração o clima para selecionar quais culturas deverão ser plantadas. A temperatura e a estimativa de chuva para aquela estação do ano devem servir de base para escolha das culturas.

Local

O recomendado é escolher um lugar na varanda de fácil acesso, com água disponível para regar a jardineira e com luz solar. O ideal é posicionar a horta para o norte. Isso contribuirá para que se tenha um melhor aproveitamento do sol.

Solo

O tipo do solo que serão plantadas as culturas é fundamental para que a horta seja boa. É por meio do solo que os alimentos/produtos terão interação durante todo o seu ciclo de vida.

Jardineiras

Se possível, opte por jardineiras de cimento ou vasos de cerâmica. Afinal eles têm alta capacidade de drenar o excesso de água, que provoca o apodrecimento das raízes. Escolha canteiros de aproximadamente 30cm, profundidade ideal para garantir um bom enraizamento.


2.    Dicas de como montar sua horta caseira
adubo natural


Mudas misturadas

Conforme falamos acima, as jardineiras são excelentes para pessoas que não possuem muito espaço na residência. 

Elas conseguem conter diversos tipos de mudas no mesmo espaço. Contudo, muito cuidado na escolha das sementes que irão dividir a mesma caixa: algumas culturas possuem raízes invasoras que se alimentam ou destroem outras espécies. Por exemplo, a hortelã e a salsinha, que devem ser plantadas sozinhas.

Misturas que dão certo no mesmo vaso: alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, carqueja, cebolinha e manjerona.

Adubos naturais

Para que sua horta cresça saudável e longe de pragas, utilize adubos naturais, como a torta de nim (ou neem). É um adubo orgânico ideal para afastar doenças. Também vale usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que têm grande quantidade de nitrogênio e faz com que as folhas fiquem com uma aparência linda, grande e robusta. 

Porém, se optar por torta de mamona, saiba que ela é tóxica para bichos e crianças. Por isso, isole o local para que os pets e os pequenos não tenham acesso à área.

Folhas aromáticas

Se você plantou manjericão e deseja que as folhas permaneçam cheirosas, será necessário podar constantemente as flores da erva. É que elas roubam todo o aroma das folhas.

Luz dosada

Escolha um local para que as culturas recebam sol no mínimo 4 horas por dia. Isso contribuirá para que cresçam mais rápido e saudável. 

Solo caprichado

Pode-se dizer que 70% do sucesso de uma horta se deve ao preparo do solo. Se você está cultivando suas culturas em canteiros, caixas ou vasos, saiba que a terra precisa ter uma adubação equilibrada. 


Mas o que é adubação equilibrada?

O recomendado para sua horta será misturar duas partes de terra comum, uma parte de adubos naturais e outra parte de areia. Isso contribuirá para um solo fértil e eficaz.

Lembre-se de que um canteiro não poderá ter pedras. O solo deve estar bem fofo para que as raízes, mesmo as pequenas, possam encontrar o caminho livre para crescerem.


Gostou desse guia sobre como montar uma horta caseira de sucesso? Continue nos acompanhando para ficar por dentro de mais novidades. E se você é um apaixonado por cozinhar e gosta de temperos diferentes, também preparamos um material especial com os temperos essenciais para você ter na cozinha