dicas de culinária

Uma das melhores sensações para pessoas que amam cozinhar é preparar uma nova receita para convidados e surpreendê-los com um delicioso prato. A questão é que a preparação e produção de alimentos requer uma série de preparativos. Há a escolha dos utensílios, a limpeza e corte dos alimentos e, claro, a cocção (quando necessária).

Para ajudar você, leitor, separamos algumas dicas essenciais de culinária para auxiliar o seu dia a dia na cozinha.


Dica 1

Evite utilizar tábuas de madeira ou plástico. Isso porque  elas podem acumular resíduos dos alimentos mesmo após serem lavadas. Opte por peças de vidro ou nylon.

 

Dica 2
Bacalhau

O bacalhau é um dos pratos que mais assustam os cozinheiros. Uma dica para dessalgar o peixe é colocar os pedaços em uma tigela com água e deixar por pelo menos 24 horas de molho, trocando a água 3 ou 4 vezes durante o período.

 

Dica 3

Quando for comprar laranja ou limão, analise a casca. Quanto mais lisa for, mais suco será extraído.

 

Dica 4
alho

Você já teve dificuldades para descascar alho? Se sim, na próxima vez, deixe os dentes de alho de molho por aproximadamente 10 minutos para que as cascas se soltem rapidamente.

 

Dica 5

Quem nunca se deparou, no meio da preparação de um preto, com a falta de um ingrediente essencial? Se o ingrediente que falta em sua receita for o creme de leite, seu problema poderá ser resolvido substituindo-o por iogurte natural.

 

Dica 6
molho de tomate

Para evitar que o extrato de tomate estrague após aberto, tire-o da lata e despeje em um pote ou copo de vidro. Não se esqueça de adicionar um pouco de óleo por cima e conserve na geladeira.

 

Dica 7

É possível manter a salsinha verde e fresca por mais de duas semanas. Basta lavar, escorrer bem e deixar em um vidro com tampa na geladeira.

 

Dica 8
excesso de sal

Se por acaso você errar na quantidade de sal na hora de preparar aquele delicioso purê de batata, adicione um pouco de creme de leite na receita e misture bem para diluir o tempero.

 

Dica 9

Um dos maiores motivos de o chocolate derreter no momento de raspá-lo ou cortá-lo é devido ao calor das mãos. Experimente segurar a barra com papel-alumínio para não haver contato com sua pele.

 

Dica 10
feijão

Uma dica para o caldo do feijão ficar mais grosso é retirar alguns grãos, amassá-los com algum utensílio, e devolver a “pasta” para a panela, mexendo até atingir o ponto desejado.

 

Dica 11

O segredo para deixar o arroz mais branco e soltinho é adicionar algumas gotas de suco de limão na água durante o cozimento do alimento.

 

Dica 12
açúcar cristal

Se você gosta de preparar doces que necessitam calda, procure substituir o açúcar refinado pelo cristal. Além de derreter mais rápido, ele fica com uma textura mais fina e não tão escuro quanto o refinado.

 

Dica 13

Uma dica valiosa para saber se o ovo está bom para consumo: coloque-o em um copo com água. Se ele afundar significa que está pronto.

 

Dica 14
água gelada

Não é recomendado adicionar água fria durante o cozimento de arroz, feijão e legumes, pois irá parar o processo de cocção do alimento.

 

Dica 15

Molho de tomate pode ser ácido para diversos paladares. Para diminuir a acidez, acrescente uma quantidade baixa de açúcar no fim do cozimento.

 

Dica 16
carne de porco

Quantas vezes você viu aquela carne de porco douradinha e nunca conseguiu fazer igual? O motivo desse dourado é adicionar uma colher de sopa de açúcar no óleo da fritura.

 

Dica 17

Evite espetar os bifes de carne ou frango na hora de fritar, isso contribui para que fiquem ressecados.

 

Dica 18
cortando cebola

Não chore nunca mais ao descascar cebola. Descasque a cebola sob água corrente, isso evita que os olhos fiquem irritados.

 

Dica 19

Lâminas de liquidificador perdem o corte após muito tempo de uso. Uma maneira de amolá-las novamente é bater casca de ovo seca e limpa por alguns minutos.

 

Dica 20

garrafa lisa

Se por algum acaso você não tiver um rolo em sua cozinha para abrir massas, substitua esse utensílio por alguma garrafa lisa que esteja limpa e sem rótulos.


Gostou das dicas de culinária? Quantas delas você já conhecia e usava em seu dia a dia? Conte para nós nos comentários.