Diferença entre barman e bartender
Ele pode ser a pessoa mais importante da balada, seja bar, festa de formatura, casamentos ou eventos em geral. Sim, ele mesmo, o profissional responsável por preparar bebidas alcoólicas e não alcoólicas para os consumidores no estabelecimento. Esse profissional poderá ser tanto um barman quanto um bartender, mas, você saberia dizer qual a diferença desses especialistas?

 

Muitas pessoas acreditam que ambos oferecem o mesmo tipo de serviço. Isso pode ser preocupante caso você seja um organizador de eventos. Na hora de contratar o profissional para sua festa, atente-se ao currículo e especialidade. Sim, há alguma diferença entre essas profissões.

 

Leia também: O que é melhor: ser barman ou garçom?


Continue a leitura e entenda o que faz um barman e o que faz um bartender.

 

O que é um barman?
barman

A principal diferença desse profissional é que ele possui curso de coquetelaria e seu método de trabalho segue o perfil europeu. Ou seja, seu traje é clássico – terno e gravata – e ele é especialista em fazer bons drinks.

 

Sua atuação está mais voltada a hotéis, restaurantes, navios, ou seja, para classes sociais de alto poder aquisitivo. Esse profissional busca primeiramente conhecer o perfil do cliente para oferecer a bebida ideal para o estilo dele.

 

Engana-se quem pensa que é necessário apenas o curso de coquetelaria. O Barman deve sempre buscar novas tendências, especializações, e estar ciente dos assuntos atuais para conseguir desenvolver um diálogo amigável com os clientes do local.

 

O que é um bartender?
bartender

Os bartenders são profissionais que se vestem de uma maneira mais descontraída e informal, se comparado ao barman e seu traje clássico. Além disso, esses profissionais são divididos em duas categorias diferentes:

 
Atendentes 

Geralmente, os atendentes são pessoas jovens que trabalham mais em festas, baladas e alguns eventos. Os drinks que preparam não são tão elaborados quanto os dos barmen, o que facilita a preparação da bebida. Ou seja, o processo fica mais ágil, ajudando principalmente em festas em que a rotatividade no bar é alta

 

O atendente é recomendado para estabelecimentos/eventos que possuam um fluxo alto de pessoas e tenham bebidas pré-definidas. O foco não é o drink personalizado.

 

Dica de leitura: Conheça as tendências do mercado de cervejas artesanais


Bartender Freestyle

Assim como os atendentes, esses profissionais, em sua maioria, são jovens. Contudo, além de preparar drinks para os clientes, eles conseguem proporcionar entretenimento por meio de mágicas, apresentação com fogo (conhecida como pirofagia), e até flags (apresentações com tecido).

 

Agora que já sabe a diferença entre essas profissões, ao preparar seu próximo evento, contrate o profissional que melhor se enquadra no perfil dos convidados. Importante: leve em consideração o número de pessoas que participarão da festa.


Gostou desse conteúdo? Então não perca tempo. Cadastre-se agora, abaixo, em nossa Newsletter e receba em primeira mão os artigos e notícias mais relevantes da área de serviços.