Pós-Graduação em Gestão de Bares e Restaurantes

Está pensando em abrir o próprio bar ou restaurante? Parabéns! Hoje, empreender não é apenas um caminho para seu sustento financeiro, é um atalho para seu bem-estar. Isto é, se você estiver bem preparado para encarar um mundo de números, dados, estudos sobre estratégia e avaliação de riscos. 

Preparo quer dizer conhecimento. Com ele, você terá menos trabalho e precisará de menos tempo para ter um restaurante de sucesso. Ou você acha que gerenciar pessoas e receber a vigilância sanitária é fácil? 


Leia também: Como administrar um restaurante: Guia completo


Para que você dê asas a seu sonho de empreender com mais segurança no segmento da gastronomia aposte em informação. Informação para minimizar riscos. Para escolher o melhor local. Para definir o público que pretende ter como cliente. Para manter a equipe focada no trabalho. É só? Não. Você deve saber usar tecnologia, negociar, planejar, projetar, conter expectativa e não perder o rumo quando o sucesso chegar. 

Sim, você precisa de um curso especializado – e a SIA tem a solução perfeita para esse desafio: A Pós-Graduação em Gestão de Bares e Restaurantes. Não nos chamamos Service Innovation Academy por acaso. Confira abaixo um resumo do conhecimento que vai levar você ao sucesso – conteúdo, aliás, que será apresentado em detalhes nas aulas online.


Planejamento e Gestão
Planejamento e Gestão

Como pesquisar a melhor localização para seu estabelecimento? De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 60% do sucesso do negócio vem da escolha da localização. Esse número não pode ser levado no achismo. Da mesma forma não se pode simplesmente imaginar uma clientela sem analisar a fundo a vizinhança, o perfil socioeconômico da região e até a decoração do estabelecimento

E a formação da equipe e sua remuneração? E como motivar seus colaboradores? É importante saber conduzir reuniões, confraternizações internas e treinamentos. Só assim o estabelecimento vai ganhar presença, melhorar a imagem e crescer aos olhos do público – o que é sinônimo de lucro.

A tecnologia é fator prioritário ao se lançar em um empreendimento contemporâneo no segmento de bares e restaurantes (tema obviamente contemplado na pós-graduação de Gestão de Bares e Restaurantes da SIA). É uma das principais ferramentas no caminho do seu sucesso. Ter um site de fácil utilização, que ofereça como destaques a história do estabelecimento, o cardápio e a localização, faz parte das estratégias de sucesso.


Dica de leitura: 5 erros que podem acabar com seu restaurante


As comandas eletrônicas são outra face dessa moeda. É preciso também saber usar softwares de gestão, importantes para organizar contas e ter acesso a relatórios de forma rápida e segura. Imagine receber esse conteúdo de forma compacta, prática, orientada para colocar seu sonho de pé!   


Finanças
Finanças

Esse é um assunto essencial, mas que nem todo mundo domina. Acompanhar custos, pagamentos, e ficar atento às mudanças da legislação será saudável para seu bar ou restaurante

Indicações de como buscar parcerias, como contratar consultoria de qualidade para lidar com o capital da empresa, ou de como confiar em instituições financeiras são fundamentais. A grade de atividades de um bom curso de pós-graduação para o empreendedor do setor, como o da SIA, vai contemplar esses temas.  


Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas

Saber trabalhar com cada membro da equipe e conhecer suas expectativas é fundamental para uma gestão de sucesso e humanizada. Ter orientações sobre remuneração justa, divisão de responsabilidades e conexão entre os funcionários é um conhecimento menos disponível.

Assim como saber envolver os colaboradores nas questões da empresa. Pontos cruciais na formação de um empreendedor. Você vai precisar dominar esses tópicos. Afinal, seu investimento estará nas mãos de seus colaboradores


Na mesma toada, vai precisar dominar a arte de manter as pessoas a seu redor motivadas – um grande desafio, dados os altos e baixos da economia brasileira. Nada que especialistas não dissessem tudo isso para você – desde que o curso seja realmente preparado por especialistas, como é o caso da SIA.


Negócios e Tendências
Negócios e Tendências

Acompanhar o mercado é muito importante. É uma forma concreta, básica, para não ser surpreendido. Pode parecer óbvio, mas há técnicas para fazer isso corretamente. Conhecer as principais tendências do momento é outra forma de deixar o empreendedor afiado para enfrentar a concorrência

Por exemplo, entender os pratos que agradam esportistas, ou conhecer a culinária vegana e vegetariana. Aliás, bebidas artesanais também estão em destaque no momento. E aí, você acha difícil um curso de pós-graduação se dedicar a esses detalhes? O curso da SIA vai fundo em detalhes.


Pedidos mais agilizados
Pedidos agilizados

Prestar um serviço ágil significa requer investimentos em ferramentas, como smartphones ou tablets, para que os pedidos cheguem mais rapidamente à cozinha.

O segredo é tornar processos de verificação e pagamento mais breves e proporcionar uma experiência agradável ao cliente. O armazenamento de dados na nuvem é outro tópico que o empreendedor precisa ter familiaridade. 


Leia este conteúdo: Saiba escolher fornecedores para seu restaurante


Um bom curso, como o da SIA, trata dessas inovações de forma simples e esclarecedora, a fim de que o aluno-empreendedor consiga reduzir o investimento em equipamentos e servidores, ao mesmo tempo que possa otimizar a segurança aos dados.


Cliente e Marketing 
Clientes e Marketing

Sabendo quem é o cliente-alvo, seus gostos e em quais redes sociais está presente, o empreendedor terá mais facilidade de encontrar a melhor estratégia para divulgar seu estabelecimento

Em outras palavras, montar sua estratégia de marketing digital e aplicá-la corretamente. Métricas precisas são essenciais para aumentar a probabilidade de acertos na área de comunicação e fidelização e evitar investimentos desnecessários. Sem contar a chance de conquistar novos clientes

Sim, um curso que pensa de verdade em levantar a capacidade de gestão dos empreendedores naturalmente vai abordar esses conteúdos. Acertou: a SIA está aqui para isso!


Produção e Operação
Operação e Produção

Esta é a etapa que todo mundo que aposta no segmento de alimentação e bebida acha que domina. Mas há terrenos perigosas. O estoque, por exemplo. Seu controle tem impacto nas finanças e na administração. É preciso conhecer detalhes de logística, a fim de evitar desperdícios. 

Por exemplo: você sabe que controlar estoque contribuiu para a higiene do armazenamento? A consequência vai além das demandas sanitárias: uma boa organização faz aumentar os lucros e ajuda a produzir pratos com mais qualidade para o cliente.  É simples, como mostra o curso da SIA: fazer o controle de bebidas, legumes, verduras e carnes, entre outros itens, classificar e separar de forma correta, quantificar continuamente o estoque e ter na ponta do lápis (ou do tablet) o prazo de validade dos produtos e suas sazonalidades vai deixar você com mais ferramentas para fazer seu restaurante atingir um patamar mais alto de qualidade


Resumo: mais lucro no horizonte. Sem contar menos problemas com a vigilância sanitária. A ideia é fazer crescer a satisfação do cliente. Ele é o foco de toda busca por melhoria no empreendimento, de todo o conhecimento aplicado. Uma pós-graduação na área vai aproximar você do seu cliente e dos seus colaboradores. Enfim, vai levar você mais rapidamente ao sucesso. 

Não perca tempo. Aproveita esta grande oportunidade e venha se tornar um empreendedor de sucesso. A Pós-Graduação em Gestão de Bares e Restaurantes veio para revolucionar o mercado de alimentos e bebidas, não fique de fora dessa!