sommelier de cerveja

Você deve estar pensando: esta é a profissão dos sonhos! Imagine a cena, você, leitor, trabalhando diariamente com cervejas de todos os tipos e sabores, sendo o responsável por experimentar rótulos, artesanais ou não, criar eventos e até mesmo palestrar sobre o tema.


Esse sonho é possível e está mais perto do que imagina. Nesse artigo apresentaremos uma das profissões que mais crescem no Brasil, o sommelier de Cerveja.



Leia também: Conheça as tendências do mercado de cervejas artesanais



O que é sommelier de cerveja?

No português claro, sommelier é o profissional especialista em bebidas que trabalha em restaurantes. No nosso caso, do sommelier de cerveja, é ele quem testa novos produtos, elabora a carta de oferecida ao cliente, dá sugestões a frequentadores, e assim por diante.


É diferente do mestre cervejeiro, técnico que trabalha na fábrica, ajustando as matérias primas e os processos de fabricação para que a receita de determinada cerveja gere o melhor produto possível. 


Muitas pessoas cometem o erro de achar que para ser um sommelier é preciso apenas gostar de experimentar e de beber cervejas. O profissional, além experimentar variadas bebidas, deve ser um profundo pesquisador e conhecedor das tendências do mercado, trabalhar em horários diferentes do habitual, ter um paladar afiado e proporcionar a melhor experiência ao consumidor final.


Isso é apenas uma pequena parcela do seu campo de atuação. Para que você possa compreender melhor a função de um sommelier de cerveja, separamos, no próximo tópico, as diferentes áreas em que esse profissional pode trabalhar.


Áreas de atuação
áreas de atuação sommelier de cerveja

Cervejaria


Experimentar cerveja é apenas uma pequena parte de sua função. Nas cervejarias, o papel do sommelier é analisar as receitas, geralmente essa atividade pode ser feita em conjunto com o mestre cervejeiro do local, e testar os lotes das cervejas para conferir sua qualidade.


Mas, o profissional também pode trabalhar junto à equipe de vendas, treinando os integrantes para venderem e oferecerem as melhores opções de bebidas para bares e restaurantes.



Importadora

Sabe aquelas bebidas internacionais que você encontra pelos bares, restaurantes e mercados? É papel do sommelier escolher quais bebidas internacionais trará ao Brasil. É fundamental pesquisar tendências, viajar e experimentar cervejas que vão ao encontro do paladar do consumidor brasileiro.

 

Distribuidora

A função nas distribuidoras é escolher as melhores opções de cerveja para os seus clientes, sejam eles bares, restaurantes e supermercados. É importante entender o perfil do público que frequenta o local para definir o melhor produto que será ofertada no estabelecimento.


Estabelecimentos

Em locais como bares, restaurantes e hotéis, o sommelier de cerveja será responsável pelo estoque do estabelecimento, por definir o cardápio de bebidos de acordo com o público que frequenta o local. Além de indicar aos consumidores o tipo de bebida e o copo ideal para harmonizar e combinar com o prato escolhido.


Consultoria

Muitas vezes, um estabelecimento não pode arcar com um sommelier dedicado a empresa. Nesse caso, optam por uma consultoria para definição das bebidas, compreender o perfil e gosto do público e capacitar os colaboradores sobre cervejas artesanais.


Há outras funções que o profissional pode realizar. O sommelier poderá, também, organizar eventos para degustação/harmonização, realizar palestras sobre o tema e desenvolver treinamentos.


Qualidade x Quantidade
qualidade de um sommelier

O objetivo do sommelier de cerveja será, sempre, prezar pela qualidade das bebidas. Quer o restaurante sirva bebidas de produção em larga escala ou bebidas artesanais, criadas em menor volume, a rigor a função é a mesma: apontar as de maior qualidade, as que combinam com o público e o cardápio da casa.


Em geral, os sommeliers de cerveja focam nas artesanais, capazes de serem produzidas com ingredientes específicos, e ter sabores menos usuais – o que não quer dizer que não possam apresentar falhas.


Embora seja uma profissão sofisticada e, ao mesmo tempo, descolada, é preciso jogo de cintura. Por ser o responsável por definir a qualidade da cerveja e cativar o consumidor final, ele deve saber lidar com clientes, ouvir, conversar e ter noções de etiqueta acima da média.



Imagine um sommelier dando uma palestra e, depois de vários goles, achar que já está íntimo da plateia a ponto de contar piadas e segredos dos colegas? Por isso é bom ficar atento ao que o público quer ouvir de um sommelier: como consumir os melhores rótulos e fazer as harmonizações mais incríveis.


Como se tornar um sommelier de cerveja
como se tornar um sommelier de cerveja

Antes de explicar o que se deve fazer para se tornar um sommelier de cerveja, é preciso desmistificar um tema: essa profissão não é destinada somente ao público masculino. As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço nesse ramo. O primeiro sommelier formado no Brasil foi uma mulher, a Kathia Zanatta.


Para se tornar um sommelier de cerveja não é necessário nenhum curso universitário ou técnico . Mas é claro que precisa se especializar por meio de cursos.


Na formação, o profissional aprenderá sobre as características das bebidas, a qualidade da cerveja e como apresentá-la ao consumidor. Além de temas teóricos como a história da cerveja, materiais utilizados na produção, legislação, tendências, aspectos técnicos, etc.


Quem tem paixão pela cerveja e quer trabalhar no ramo, este é um bom momento – o mercado está em alta e o consumo de bebidas artesanais também. Mas é preciso muito estudo para se tornar um sommelier de sucesso.


Lembra da figura do “enochato”? Era aquele entendido em vinhos que surgiu quando a economia brasileira se abriu, no início dos anos 1990, um sujeito que ficava vomitando suposta “sabedoria” nas festas em que todos só queriam se divertir. Se você quer ser sommelier, busque especialização e aplique seus conhecimentos para crescer na profissão e ter mais prazer no seu consumo e no dos outros.


Ou você quer se tornar um “beer chato”, aquele cara que gosta mais de vomitar regras do que de beber?