software para restaurantes
Para alguns proprietários é luxo ter um software de gestão para restaurante. Para outros, pode ser algo a se pensar “depois”. Esse depois é que é o problema. Especialmente para aqueles que ainda não embarcaram na ideia de que tecnologia não é algo supérfluo. Com ela, é possível evitar desperdícios e, consequentemente, aumentar a
lucratividade da companhia.

 
Mas como escolher o melhor software para restaurantes?

 
Escolher um software bom, não necessariamente significa o mais caro do mercado. Existem muitas opções disponíveis para atender restaurantes de pequeno, médio e grande porte. Por isso, analise e compare para tomar a melhor decisão.


Neste artigo listamos algumas dicas que devem ser consideradas na tomada de decisão de aquisição do software para restaurante. Confira.

 

Plataforma online ou software instalado?

Com quase todo mundo hoje conectado, é de se supor que uma plataforma online de gestão em seu restaurante seja a coisa certa a fazer. Mas será que é confiável?


Como todo serviço, existem os prós e os contras.

O serviço de internet no Brasil, infelizmente, ainda apresenta muitas falhas. Em muitos locais, principalmente, no interior dos estados, o sinal chega com baixa qualidade e estabilidade. Agora, imagine a cena: o seu estabelecimento cheio e a internet para de funcionar. Como controlar os serviços e pagamentos?

Claro que acessar a plataforma online pode ser mais barato, porém o barato pode sair caro. Coloque na balança e analise se o serviço online não trará prejuízos futuramente.


Avalie a credibilidade da empresa fornecedora do serviço


Cuidado na hora de contratar a fornecedora do software para o seu estabelecimento. Existem muitas empresas que oferecem esse serviço, por isso, é fundamental não buscar apenas o menor preço e sim o melhor produto para atender suas necessidades.

Você pode pesquisar a credibilidade das fornecedoras e busque opiniões sobre o sistema com empresas que utilizam desse serviço. Muitas dessas informações também estão online, nos comentários dos posts das empesas e nos sites de reclamação. São dados importantes para compor uma conclusão e facilitar sua tomada de decisão.


Entenda a implantação do software e o pós-vendas

Sistemas informatizados de gestão estão cada vez mais amigáveis, mas nem sempre implantar um novo sistema é fácil. É preciso capacitar os colaboradores sobre o funcionamento do programa para que todos tenham familiaridade com o ele. Não acredite que apenas a leitura do manual proporcionará o conhecimento profundo sobre o software.

 

Antes de escolher o fornecedor para seu restaurante, avalie se a empresa oferece treinamentos sobre o produto, e também como funcionará o pós-venda na aquisição do sistema. Ter suporte para eventuais problemas é importante para evitar prejuízos no médio e longo prazo no seu restaurante.

 

Avalie os diferenciais do programa

Com muitas opções no mercado, uma boa estratégia para escolher o programa ideal é avaliar a usabilidade do sistema e seus diferenciais.

Tenha em seu restaurante um software de gestão que:

  • Seja intuitivo e de fácil navegação – reflita que muitos colaboradores não possuem know how para lidar com tecnologia, por isso busque opções que facilitem a usabilidade do usuário.

Busque programas que se adequem ao seu restaurante

Antes de contratar um software diferenciado, com diversas opções de relatórios e de fácil navegação, é importante entender o que seu negócio realmente precisa. A ideia é ter um programa que facilite o seu dia a dia e de seus colaboradores.

Avaliar a melhora na agilidade dos processos e o quanto traz de inovação para o seu negócio são pontos cruciais na hora da escolha do sistema.

Veja essas dicas como ponto de partida na sua tomada de decisão. Mas não perca tempo! Tecnologia, está provado, ajuda na gestão, no planejamento e no controle do seu negócio.