local para abrir um restaurante

Ok, você se decidiu: “Vou abrir um restaurante!”. Era um velho sonho e agora você vai torná-lo realidade. Ou é apenas mais uma oportunidade de negócios. Ou, quem sabe, uma atitude extrema frente ao desemprego e a estagnação da economia. Não importa. Empreender é uma ação que pode ser motivada por várias razões. O bom é que empreender está na moda, mais fácil, e se tornando uma saída de negócios quase obrigatória no mundo de hoje. “Mas como começar? Tenho mil dúvidas”, você pode estar pensando. Não se assuste. É normal.

No caso do restaurante, um dos principais dilemas para a abertura do estabelecimento é a escolha do local. Nós, da SIA, preparamos um material, dividido em 03 partes, para simplificar esse processo e ajudar você a escolher o local para abrir um restaurante.

Ao final deste artigo, tenha o know how necessário para dar sequência no projeto dos seus sonhos. Você vai ver que a gente não brinca em serviço quando se trata de ajudar você a botar de pé sua iniciativa.


1. Conheça as necessidades do seu negócio

público alvo

Um empreendedor de sucesso conhece a fundo as necessidades do seu negócio. Ao planejá-lo, atente-se ao mercado, público, tendências e adquira o máximo conhecimento para escolher o ponto ideal para o seu restaurante.

Produto e público-alvo

Antes de sair em busca do local perfeito, defina o produto que você deseja vender e o público que almeja atingir. A pesquisa é fundamental nessa etapa para conhecer os hábitos, costumes e preferência de alimentação do seu potencial consumidor. São informações básicas, mas essenciais para dar os próximos passos no projeto.


Lista de prioridades

Ok, você já conhece seu público e já tem ideia do que vender no restaurante. Agora, nessa etapa, você deverá criar uma lista com prioridades que o local escolhido deverá suprir.

Alguns exemplos: acessibilidade para portadores de deficiência física, iluminação, paisagismo, etc.

Apesar de ser uma tarefa simples, listar prioridades facilita a escolha de localizações. Se dificultar, sua lista delas deve estar grande demais.


2. Selecione a melhor região para o seu negócio
ruas limpas

A segunda parte para definir o melhor local para o seu estabelecimento é buscar por regiões que atendam às necessidades definidas anteriormente. Essa etapa deve ser pesquisada e planejada minuciosamente.

Volume populacional da região

Não adianta ter o melhor produto, atendimento de primeira e comodidade se não há consumidores no restaurante. Por isso, é fundamental compreender se o local pesquisado tem um número considerável de futuros clientes-alvo residindo ou que frequentam essa região.

Pesquisas para dirimir essas dúvidas podem ser feitas de várias maneiras. A mais simples é você mesmo passar um tempo na região. Passeie em horários de pico, almoce, analise as pessoas e, claro, fique ligado no número e na qualidade de eventuais concorrentes.

Outra forma é entrar em contato com a prefeitura da cidade para coletar o máximo de dados possíveis sobre a região e seus habitantes. Informações e dados importantes para garantir o fluxo e sucesso do seu restaurante.


Concorrência

Atente-se aos restaurantes que têm perfil parecido com o que você quer abrir. Por perfil, entenda-se, primeiramente, o cardápio, mas leve em conta também o público – sua faixa etária e socioeconômica. Se a localização contém muitos concorrentes, consequentemente, existe mercado e consumidores para o seu negócio. Porém, você deverá desenvolver um diferencial para atrair a atenção e preferência dos consumidores.


Fácil acesso

Locais de fácil acesso colaboram bastante para aumentar o fluxo nos estabelecimentos. Invista em localizações em avenidas ou locais comerciais conhecidos na cidade. Ao contrário, regiões que, geralmente, possuem tráfego bloqueado devido a manifestações, desfiles, feiras não são indicadas para o seu restaurante.


Segurança e limpeza das ruas

Ninguém gosta de frequentar locais considerados perigosos ou sujos. Regiões que possuem alto índice de segurança, limpeza e iluminação, principalmente à noite, colaboram na tomada de decisão do consumidor.


Zona de riscos e inundações

Opte por regiões livres de inundações e desabamentos. Pesquisar, profundamente, ajuda a evitar prejuízos desnecessários ao empreendedor ao abrir um restaurante. Aqui de novo: vale uma consulta aos habitantes locais para montar um histórico de casos sinistros, de desastres, de desleixo das autoridades etc.


Lojas em Shoppings e galerias

Muitos empreendedores buscam shoppings centers e galerias para inaugurar o seu negócio. O local, geralmente, possui alto fluxo de pessoas. Mas, lembre-se de consultar os horários de funcionamento, normas internas e ver se vai ao encontro do que você deseja oferecer aos consumidores. Vale lembrar que os condomínios desses empreendimentos coletivos podem salgar demais seus custos. 


Profissionais qualificados nas imediações

Mão de obra qualificada é o desejo de qualquer gestor. É importante ter informações se a região em que deseja abrir o seu restaurante possui profissionais com as qualificações ideais para fazer parte de sua equipe. Isso facilita na contratação e diminui o absenteísmo da empresa.


3. Escolha o melhor imóvel para montar um restaurante
estacionamento restaurante

Parabéns, empreendedor, você encontrou a região ideal para abrir o seu restaurante. Agora, a terceira e última parte do processo será escolher o melhor imóvel para atender as necessidades definidas em seu planejamento.
 

Estrutura e capacidade do local

Executadas as etapas anteriores, você terá coletado muitos dados e informações para estruturar seu negócio. Busque, agora, por locais que vão atender sua demanda com comodidade e conforto os consumidores e, também, sua equipe de trabalho.


Estacionamento

Todo consumidor gosta de segurança, seja pessoal ou de seus bens, como carros, motos, bicicletas, etc. Estabelecimentos que oferecem estacionamento ganham a atenção do cliente. Local seguro para deixar seu meio de transporte é fundamental na tomada de decisão de consumo. Além de facilitar o processo de carga e descarga dos fornecedores escolhidos.


Permissão e alvará de funcionamento

Algumas informações passam despercebidas na hora de definir o imóvel para o seu negócio. Porém são importantes para estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Exemplo: não esqueça de verificar se o imóvel (ou sua localização) possui permissão da prefeitura e órgãos responsáveis. Evite ilegalidades ou prejuízos.

Se, por acaso, seu restaurante for oferecer música ao vivo, busque se encaixar nas leis da cidade. Algumas cidades têm regras bastante restritivas para nível sonoro a parir de determinados horários.

Como você percebeu, o planejamento é fundamental para encontrar o local ideal para o seu negócio. Estude, pesquise, siga as dicas citadas neste artigo e coloque seu sonho em pé!